Depois que tudo passar.



Quando tudo isso passar, tudo vai mudar. Será?

    Você deve estar cansado de ouvir que tudo vai ser diferente depois da pandemia, eu particularmente acho que sim, mas não tanto. Em uma entrevista no Faustão com o ator Antonio Fagundes, ele falou algo que me chamou a atenção, quando questionado se haveria mudança nas pessoas depois da pandemia, ele respondeu com muita inteligencia que: "A gente entrou numa panela de pressão. O que está lá dentro não se modifica. O que entrou lá, vai continuar lá. Se tem batata não vai sair cenoura", eu penso igual a ele, isso no que diz respeito a convívio social. Já no mundo do consumo, eu já tenho um pensamento, que tudo vai ser diferente, a forma que consumimos, o que consumimos, a quantidade que consumimos, tudo vai ser diferente.

Vamos as explicações na minha visão.

    A forma mais clara de passar acreditar nisso, é olhando para as pessoas que estão próxima a nós, ou até mesmo para o nosso consumo antes e durante a pandemia, iremos perceber que alguns produtos vem com embalagem em excesso, comprávamos quantidades desnecessária,  produtos que adquiríamos que hoje percebemos que não faz falta, e por ai vai. Pensando nisso as empresas devem estar atentas a mudanças de consumo que com certeza irão acontecer de forma bruta ou ao decorrer dos próximos anos. Um exemplo claro de observação de consumo é o produto da empresa "Havaianas", meias, e não é qualquer meia, a meia é própria para serem utilizadas com as sandálias, agora ela tem um ajuste entre o dedão e o outro dedo para encaixe, apesar de já existir a algum tempo, somente agora ela está fazendo um trabalho de marketing para mostrar esse produto, simplesmente por as pessoas estarem mais em casa e o inverno chegando. Louco né, mas nem tanto, os bancos já estão se programando para fechar varias agencias, simplesmente por que o que antes era uma barreira para algumas pessoas, agora se tornou algo normal, digo referente ao uso dos aplicativos, sem falar nas empresas aéreas que já estudam uma forma de ajustar suas pontes aéreas, por saberem que a redução nesse tipo de serviço já esta sendo calculado em quase 60%, devido ao uso das teleconferências, que antes as empresas não percebiam a redução de custos que as mesmas teriam com o seu uso, agora ao invés dos diretores viajarem entres filiais, irão se reunir cada um na sua empresa via internet.

Agora falando dos pequenos, vai ter mudança?

    Muitas, o comercio de rua deverá ter queda enorme, talvez aquele investimento em uma fachada de loja linda, uma vitrine moderna, uma loja enorme, deverá ser repensado. As vendas de rua, aquelas famosas vendas de vitrine, até continuaram, mas apenas como um fluxo da internet. Explico, segundo algumas pesquisas já apontam, que 60% das vendas presencial virá da internet, pessoas que viram seu produto on-line em redes sociais e depois foram até a sua loja comprar, isso quer dizer que tudo sofrerá impacto, antes se o local da sua loja era importante ser em local de grande fluxo, talvez isso já não será necessário, agora o importante talvez será sua loja ter local para estacionamento e local para drive thru. Olhando para um raio maior de mudanças, podemos perceber que tudo passará pela internet, então pesquise, olhe um pouco mais adiante , antes de tomar qualquer decisão de investimento agora.

Qual é a regra agora?

    No mundo dos negócios não existe regra, nem mesmo achismo, tudo é muito técnico. Então a dica que posso dar nesse momento, é, pesquise, faça cursos de marketing digital, tente se desprender de velhos conceitos. Aquele comercio de rua, onde as pessoas passam, olham a sua vitrine e entram para comprar, com certeza está com os dias contado. Pense em um novo modelo de atendimento, as pessoas estão muito mais consciente dos que elas querem consumir, produtos com pegadas consumo consciente estão em alta, não tente vender por vender, tente criar para seu cliente uma nova experiencia de consumo, criar ambiente agradável, eventos, etc.. eu sei que tudo é novo, mas temos que mudar.
A forma mais correta de mudar, é mudar com responsabilidade, com conhecimento. Então busque informações, cursos on-line, presenciais, SEBRAE, consultorias, tudo isso vai fazer sua empresa ter sobrevidas nesse mundo louco das vendas.



Comece hoje a sua mudança, uma frase de um consultor chamado Ricardo Silva Voz:
"

Nunca Se Prepare Quando Você Precisa Estar Pronto





Abraços a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei LGPD - Cuidado você poderá ser multado.

Vendendo seu produto com o VALOR correto.

Vamos vender na quarentena?