PIX - Tchau TED e DOC.

 PIX - A nova forma de transferir valores.

PIX basicamente é a nova forma de transferir dinheiro entre pessoas ou empresas criada pelo Banco Central, a ideia foi apresentada no inicio de 2020 e já deve começar a operar em novembro de 2020.

A promessa é facilitar pagamento e transferências de dinheiro, e aposentar o famoso TED e DOC, esses últimos, não fazem mais sentido pela sua burocracia em tempos digitais.

Todos sabemos que pra efetuar um TED ou DOC, temos que cadastrar todos os dados da conta do destinatário do dinheiro, bem como seu cpf, e ainda limite de valores e horários. Com o PIX, bastará você informar a chave do cliente (código) ou o qrcode, e informar o valor deseja que o dinheiro é transferido imediatamente.

Prazo para iniciar o serviço?

O funcionamento estará disponível a partir de 16 de novembro de 2020, algumas fintec (aplicativos de conta) já estão solicitando autorização a seus usuário para liberar o serviço.

Qual será o custo?

O serviço poderá ser cobrado por cada instituição financeira com valores não tabela, porém a principio, existe um acordo que este serviço não será cobrado, quando feito por aplicativos de celular(smartphone). Já para empresas, terá um custo por transação.

O que são as chaves que serão utilizadas?

As chaves serão como um apelido para identificar você, ao invés de informar todos aqueles dados, conta, cpf, nome, etc... bastará apenas informar sua chave ou aportar a câmera do smartphone do remetente para o qrcode da tela do smartphone do destinatário. Está ultima opção da utilização do QRCODE, sempre será a mais segura, pois caso você informe a CHAVE de outra pessoa, o dinheiro naturalmente entrara na conta errada, com isso não será possível desfazer a transação, a não ser que a pessoa que recebeu o dinheiro faça um estorno da operação. Já com o QRCODE não haverá erros de digitação, já que o código será capturado automaticamente.



Uma das grande vantagem será a possibilidade de você efetuar pagamento em lojas, ou receber pagamentos em seu estabelecimento sem a necessidade de utilização de cartão e com uma agilidade incrível.

Vou poder sacar dinheiro em qualquer loja?

Sim, a partir de 2021, todo os estabelecimentos comerciais que quiserem, poderá efetuar saque para qualquer pessoa. Imagine, eu posso chegar em uma loja e perguntar: Vocês fazem saque de PIX? O comerciante lhe da o dinheiro vivo, e apenas com a leitura do QRCODE, o valor sacado e enviado para a conta do estabelecimento sem cobranças de taxas*. Isso poderá fazer com que, você ofereça um produto que poderá aumentar o fluxos de pessoas em seu estabelecimento, e pensando em Brasil, você esvaziará seu caixa e suas gavetas de dinheiros de papel, evitando perdas por furtos e roubos.

Será seguro o PIX?

Claro, as informações são guardadas e garantidas pelo BANCO CENTRAL, e protegida pela nova lei LGPD

Pra finalizar, caso seu banco ou seu aplicativo de conta solicite que você autorize o uso do PIX, fique a vontade para aceitar e entrar nesse novo mundo de transferência de dinheiro. Só uma aviso, precisa ter dinheiro para enviar para outra pessoa, rsrsrs , brincadeirinha, só pra descontrair, mais é verdade. ;)


Até a próxima.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lei LGPD - Cuidado você poderá ser multado.

Vamos vender na quarentena?

Vendendo seu produto com o VALOR correto.