Vendendo seu produto com o VALOR correto.

Vendendo seu produto com o VALOR correto.

Quem nunca vendeu ou comprou um produto por produto?

    Parece estranho essa pergunta, mas não, não é, eu apenas estou fazendo referencia ao erro comum que muitos vendedores cometem todos os dias, vender produto apenas pelo suas características básicas, vou explicar onde quero chegar. 

    Bem, vamos lá, imagine que você entre em uma loja de bolsas, nela você com certeza irá encontrar varias delas com preços variados, onde uma tem o preço de venda no valor de 500,00 e outra no valor de 2.000,00, porém as duas com as mesmas características, para o olhar do cliente são duas bolsas "muito parecidas", onde a unica coisa capaz de fazer seu cliente levar a de 2.000,00 será a marca famosa da bolsa de maior valor. 

Com isso suas vendas ficam refém do julgamento dos seus clientes, imagine se todos tiverem a mesma percepção de julgamento onde apenas a bolsa de maior valor vale a pena ser comprada. Você terá algumas situações muito comuns  nos comércios:

1- A mercadoria de menor valor irá ficar encalhada, com isso você terá que fazer grandes descontos e perder toda a sua lucratividade do produto.
2-Você irá limitar seu "mixer" de produtos apenas a um segmento.
3-Muita das vezes os produtos de maiores valores de vendas e com marcas famosas, são os que possuem a menor margem de lucro.
4-Aquele produto menor valor, que você não vendeu irá consumir todo o lucro do produto de maior valor.
5-Produtos de maiores valores, tendem a serem vendidos por cartão de créditos e com maiores números de parcelas, com isso você perderá muito mais com a venda.

Poderia eu, ficar aqui enumerando vários problemas comuns com esse simples problema citado acima.

Qual a solução? "Apenas sugestões"

    A resposta é simples, uma equipe de vendas bem treinada e com conhecimento do produto faz toda a diferença. Seguindo o exemplo das bolsas, o vendedor deverá ter estímulos para venda de produtos com maior dificuldades de saída, como por exemplos comissões diferenciadas, metas para quantidade desses produtos, conhecimento técnico de todos os produtos, como por exemplo, mostrar para seus clientes que mesmo a bolsa de menor valor possuem características que a bolsa de maior valor não tem.

O diferencial da vitrine nesses casos.

    Uma das técnicas que valem a pena você testar, é seguir as regras da nossa mãe, você vai ser reconhecida com quem você anda, ou seja, no nosso exemplo das bolsas, a vitrine deverá ser composta pelas bolsas de maiores valores juntamente com as de menores valores, assim seus clientes poderão de forma indiretas, antes mesmo de julgarem pela marca, que produtos de menores valores também tem um "look legal."

Crie a sensação que o preço menor é apenas por um tempo limitado.

    Sempre em qualquer curso de vendas ou marketing, você irá ouvir com certeza a palavra "gatilho mentais", são técnicas que utilizadas tem o poder de despertar o deseja de comprar ou consumir um produto, entre esses gatilhos, existem o da "ESCASSEZ", ou seja, fazer com o cliente ache que o preço é por tempo limitado, que o produto já está acabando, são técnicas que irá quebrar a rigidez de adquirir esse produto, com isso ele ficará bem mais propicio a adquirir o produto.

Se tudo isso não funcionar?

    Caso seja esgotado todas as técnicas de vendas desses produtos, será o momento de sentar, respirar e pensar em esgotar esses produtos com técnicas mais agressivas, como as promoções que não gerem lucros, mais irão esvaziar seus estoque para que você compre outros produtos e não adquire mais a linha do produto que não obteve resultados de vendas.


Lembre-se, quanto mais estudo, mais conhecimento, e com isso menor os erros que cometeremos no mundo dos negócios.

Abraços a Todos

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